quinta-feira, 2 de junho de 2011

Músicas para Educação infantil

Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem.

A criança através da brincadeira, relaciona-se com o mundo que a cada dia descobre e é dessa forma que faz música: brincando. Receptiva e curiosa, ela pesquisa materiais sonoros, "descobre instrumentos", inventa melodias e ouve com prazer a música de todos os povos.
De forma ativa e contínua, a aprendizagem musical integra prática, reflexão e conscientização, encaminhando a experiência para níveis cada vez mais elaborados.

Fonte(s):

http://www.rainhadapaz.g12.br/



 Algumas músicas
 
Músicas com Gestos




1 - CARANGUEJO

Palma,palma,palma

PÉ,pé,pé

Roda, roda,roda,

Caranguejo, peixe é



Caranguejo não é peixe

Caranguejo, peixe é

Caranguejo só é peixe

Na enchente da maré



Ora palma, palma, palma

Ora, pé, pé, pé

Ora roda, roda ,roda

Caranguejo, peixe é!



_ PARTICIPANTES No mínimo dois.

_ ORGANIZAÇÃO Em roda.

_ COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”,

batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham



2 - João trabalha com um martelo

João trabalha com 1 martelo

João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)

Agora trabalha com 2 (mexer os dois braços)



João trabalha com 2 martelos

João trabalha com 2 martelos

Agora trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)

João trabalha com 3 martelos

João trabalha com 3 martelos

Agora trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)



João trabalha com 4 martelos

João trabalha com 4 martelos

Agora trabalha com 5 (mexer os braços, as pernas e a cabeça)



João trabalha com 5 martelos

João trabalha com 5 martelos

Agora vai descansar (relaxar o corpo)



3 - A Barca Virou

A barca virou,

No fundo do mar,

Porque a (nome da pessoa)

Não soube remar.

Adeus (nome da pessoa) !

Adeus, Maranhão !

Adeus, (nome da pessoa) !

Do meu coração !



Essa cantiga é uma variação de “A Canoa Virou” e pode ser usada em brincadeira de roda.

Como usar em brincadeira de roda:

As crianças de mãos dadas formam uma roda e giram cantando. A criança cujo nome foi mencionado nas quadras, sai da roda.

Repetem-se as quadras, citando-se o nome de cada criança que estava à esquerda daquela que saiu. Prossegue a brincadeira até que a roda desapareça.



4 - Indiozinhos

Um, dois, três indiozinhos

Quatro, cinco, seis indiozinhos

Sete, oito, nove indiozinhos

Dez num pequeno bote

Iam navegando pelo rio abaixo

Quando um jacaré se aproximou

E o pequeno bote dos indiozinhos

Quase, quase virou,

Mais não virou.





Otimo para incentivar as crianças a começarem a contar.



5 - Janelinha

A janelinha fecha

Quando está chovendo

A janelinha abre

Se o sol está aparecendo



Fechou, abriu

Fechou, abriu, fechou.



Abriu, fechou

Abriu, fechou, abriu.

 O guarda-chuva abre,  quando está chovendo
O guarda-chuva fecha  se o sol está aparecendo
abriu , fechou......

6 - A BARATA MENTIROSA

A BARATA DIZ QUE TEM

SETE SAIAS DE FILÓ.

É MENTIRA DA BARATA

ELA TEM É UMA SÓ.

AH! AH! AH!

OH! OH! OH!

ELA TEM É UMA SÓ.(bis)

A BARATA DIZ QUE TEM

SETE SAIAS DE BALÃO.

É MENTIRA DA BARATA

NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO

AH! AH! AH!

OH! OH! OH!

NEM DINHEIRO PRO SABÃO.(bis)

A BARATA DIZ QUE TEM

UM SAPATO DE FIVELA.

É MENTIRA DA BARATA

O SAPATO É DA MÃE DELA.

AH! AH! AH!

OH! OH! OH!

O SAPATO É DA MÃE DELA.(bis)



Otima para conversar com as crianças, falar que mentir é muito feio e que a mentira tem perna curta.



7 - EU VI O SAPO

EU VI O SAPO

NA BEIRA DO RIO

DE CAMISA VERDE

SENTINDO FRIO

NÃO ERA SAPO

NEM PERERECA

ERA O (nome da criança) SÓ DE CUECA



8 - LOJA DO MESTRE ANDRÉ

Ai olé , ai olé

Foi na loja do mestre André



Foi na loja do mestre André

Que eu comprei um pianinho

Plim, plim, plim, um pianinho



Foi na loja do mestre André

Que eu comprei um violão

Dão, dão, dão um violão

Plim, plim plim, um pianinho



Foi na loja do mestre André

Que eu comprei uma flautinha

Fá, flá, flá, uma flautinha

Dão, dão, dão um violão

Plim, plim plim, um pianinho



9 - ESCRAVOS DE JÓ

ESCRAVOS DE JÓ

JOGAVAM CAXANGÁ

TIRA,PÕE, DEIXA FICAR

GUERREIROS COM GUERREIROS

FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ



_ MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.

_ PARTICIPANTES No mínimo dois.

_ ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.

_ COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.



10 - FUI AO MERCADO

FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA

E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA

EU SACUDI,SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO

E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



11 - Rosa juvenil

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil

A linda Rosa juvenil, juvenil

Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar

Vivia alegre no seu lar, no seu lar

Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má

Um dia veio uma bruxa má, muito má

E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim

E adormeceu a Rosa assim, bem assim

E o tempo passou a correr, a correr, a correr

E o tempo passou a correr, a correr

O mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor

E o mato cresceu ao redor, ao redor

Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei

Um dia veio um belo rei, belo rei

E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim

E despertou a Rosa assim, bem assim

E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz

E tudo ficou bem feliz, bem feliz



12 - Casinha

Fui morar numa casinha- nha

Infestada- da de cupim- pim- pim

Saiu de lá- lá- lá

Uma lagartixa- xá

Olhou pra mim

Olhou pra mim e fez assim:

Smack! Smack



Fui morar numa casinha - nha

infestada-da de morceguinho-nho

saiu de lá - lá - lá

uma bruxinha - nha

olhou pra mim

olhou pra mim e fez assim

(dar uma gargalhada)



Fui morar numa casinha - nha

infeitada-da de florzinha - nha

saiu de lá - lá - lá

uma princesinha - nha

olhou pra mim

olhou pra mim e fez assim

(mandar beijinhos)



13 - A galinha do vizinho

A galinha do vizinho

Bota ovo amarelinho.

Bota um, bota dois, bota três,

Bota quatro, bota cinco, bota seis,

Bota sete, bota oito, bota nove,

Bota dez!



Brincadeira:

Com ela, a turminha vai aprender a contar

_ PARTICIPANTES: No mínimo dois.

_ ORGANIZAÇÃO Em roda.

_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.



14 - CACHORRINHO ESTÁ LATINDO

Cachorrinho está latindo

Lá no fundo do quintal.

Cala a boca, cachorrinho,

Deixa o meu benzinho entrar.

Ô esquindô lê, lê!

Ô esquindô lê, lê, lá, lá!

Ô esquindô lê, lê!

Não sou eu que caio lá!

Cachorrinho está latindo

Lá no fundo do quintal.

Cala a boca, cachorrinho,

Deixa o meu benzinho entrar.



Brincadeira:

Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo

PARTICIPANTES: No mínimo três.

ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.

COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.



15 - PASSA, PASSA, GAVIÃO

Passa, passa, Gavião,

Todo mundo passa.

Os carpinteiros fazem assim,

Os carpinteiros fazem assim,

Assim, assim,

Assim, assim.

Os cavaleiros fazem assim,

Os cavaleiros fazem assim,

Assim, assim,

Assim, assim.

Os sapateiros fazem assim,

Os sapateiros fazem assim,

Assim, assim,

Assim, assim.



Brincadeira:

PARTICIPANTES: No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO: Em roda.

COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro).



16 - SENHORA DONA SANCHA

Senhora dona Sancha,

Coberta de ouro e prata,

Descubra seu rosto,

Queremos ver sua cara.

Que anjos são esses,

Que andam rodeando

De noite e de dia,

Padre-Nosso, Ave-Maria!

Somos filhos de um rei,

E netos do visconde

E o “seu” rei mandou dizer

Para todos se esconder.



Brincadeira:

De olhos vendados, dona Sancha escolhe um colega e tenta adivinhar quem é ele

PARTICIPANTES No mínimo quatro.

ORGANIZAÇÃO Em roda, com uma criança no centro.

COMO BRINCAR A roda canta a primeira quadra. De olhos vendados, quem está no centro canta a segunda. As crianças cantam a última, param e trocam de lugar.

A de olhos vendados toca um colega e tenta reconhecê-lo. Se acertar, vai para o seu lugar. Se não, a brincadeira recomeça.

BRINCADEIRA DA GELADEIRA
Vai começar  2 palmas
A brincadeira 2 palmas
Dos alimentos  2 palmas
Da geladeira 2 palmas

 Arroz  .. palmas
feijão  ..palmas
macarrão.. palmas
batata............
 os alunos deverão bater palmas somente quando for alimento e  quando nao for, não bate palmas.
 Trabalha a percepção auditiva


Borboletinha
está na cozinha
fazendo chocolate
para a madrinha
poti, poti
perna de pau
olho de  vidro e nariz de pica pau

Jacaré na lagoa

Jacaré mora na lagoa
leva sempre uma vida boa
me parece que ele está dormindo
É mentira ele está fingindo
Vamos ficar de olho em pé 2 x
toma cuidado com o jacaré....


Trabalhando as mãozinhas

uma minhoqunha , fazendo ginastiquinha
duas ..........
três...............
quatro.............
cinco............
seis.............................................
sete............
oito .........
nove ............
dez........................

as mãos juntas agora

um minhocão fazendo ginasticão  2 x


Música de trenzinho

lá vem o trem              piui piui
carregado de amor       piui piui
escalando a montanha   piui piui
espalhando seu amor    piui piui


Dona tartaruga
anda devagar
igual a tartaruga
nós vamos andar
assim, assim, assim assim assim


piuí piuá
não precisa empurrar
porque sou pequenininho
posso me machucar

 Música para palavrão

Limpa, limpa, limpa essa boquinha
joga, fora essa palavrinha
criança bonita
não fala palavrão
você está na escolinha
olha a educação

hora da merenda

Não fale
de boca cheia
é falta
de educação
mastigue, devagarinho
e não empurre com a mão

---------------------------------------

Tomatinho vermelho
pela estrada rolou
veio um caminhoneiro
e o tomate amassou
coitadinho do tomatinho
catchup virou 2x


---------------------------
Uma sardinha e um pato
programaram
uma maneira
diferente
de sapato branco salto alto numa noite de verão
que eu repita

bem baixinho (Repete a música baixinho)
bem alto         ( Repete bem alto)
dando risada
chorando......


Vamos à batalha do aquecimento
vamos aquecer nesse momento
Crianças, atenção!
Uma mão e começa a música de novo depois vai acrescentando outra mão
o pé, outro pé, o joelho, outro joelho, a cabeça, o bumbum.....


Dobradura
dobra, dobra, dobra  dobradura
vai formando uma figura
numa folha de papel
faz aviãozinho, faz barquinho
marcha marcha soldadinho ou vai preso pro quartel









Um comentário:

  1. eu comprei um produto desse site www.mercadozets.com.br e gostei muito entrega rapida com nota fiscal e garantia

    TEM DE TUDO CELULAR BERÇO LIQUIDIFICADOR NOTEBOOK E VENDE DE TUDO PARA BEBES
    BATETEIRAS E ETC
    Produtos originais e com garantia

    tem mais de 2000 produtos

    www.mercadozets.com.br

    ResponderExcluir